quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011




A biodiversidade, ou diversidade biológica do nosso planeta, foi declarada património da Humanidade pelas Nações Unidas. 
Ela é fundamental para o equilíbrio ecológico da Terra.
A cada hora que passa quatro espécies são perdidas - por dia desaparecem mais de 100 espécies!
Actualmente, existem 17.291 espécies que estão ameaçadas de extinção.

Por ano, cerca de 13 milhões de hectares de florestas, onde vivem cerca de dois terços de todas as espécies terrestres, são destruídas. 
Nos próximos 100 anos cerca de 30% das espécies que conhecemos podem desaparecer por causa do aquecimento global.

Os habitats estão a tornar-se cada vez mais frágeis e muitos milhares de animais e plantas estão em perigo de extinção.


E UM DOS MAIORES CAUSADORES DESTE DESEQUILÍBRIO É ...


É verdade, todos nós, o Homem

A perda da biodiversidade acontece devido a:
alterações climáticas, à destruição de habitats, à falta de alimento, à caça furtiva, ao uso excessivo dos recursos naturais e aos efeitos da poluição.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011



WE ALL HAVE THE POWER TO CHANGE ... SO WHAT ARE YOU WAITING FOR ?

O MEIO AMBIENTE ESTÁ EM PERIGO 
De acordo com o novo projecto da National Geographic, o filme "Home", o ambiente está em perigo e no fim do ano de 2011 a população vai atingir os 7 biliões de pessoas! Se o crescimento da população continuar com este ritmo em 2045 vão ser atingidos os 9 biliões de pessoas. Não é espaço que precisamos, porque caberiam os 7 biliões de nós ombro a ombro em toda a cidade de Los Angeles. Precisamos sim, de equilíbrio.
A população do planeta Terra não tem vindo a ter, nos últimos anos, equilíbrio em relação aos recursos humanos, daí as chamadas de atenção mais persistentes. 
As razões que fazem preocupar tanto parte da sociedade são as seguintes: aquecimento global, escassez de água, crescente demanda por energia, efeito estufa e os problemas ambientais globais (poluição). 

O aquecimento global surgiu através das elevadas emissões de CO2 para a atmosfera e acentuou-se mas com a revolução industrial em meados do século XVIII, que era primariamente feita através da queima do carvão e rapidamente se começou a poluir mais e mais. Os gases são soltados para a camada do ozono, fazendo com que os raios que entram sejam mais fortes. O aquecimento global tem também como outras consequências: as calotas polares derreterem e haver um aumento do nível dos mares e oceanos.

Estamos numa época em que não podemos evitar mais, mas sim mudar.

 Uma das maiores causas para escassez de água é a pecuária, que por vezes contamina rios e lençóis freáticos. É um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves por não haver um uso cuidado dos recursos hídricos.
Como a água é um bem precioso, temos que saber cuidar dela:  

No banho: Ao molhar-se, fechar o chuveiro, ensaboar-se e depois abrir a torneira para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Assim economiza 3 litros de água.

 Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez.
Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
 
Na lavagem de louças: Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite.

Lavar carro : Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

Na limpeza de quintal e calçada - Use vassoura.