quinta-feira, 3 de março de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Violência doméstica é a violência praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc, é então, um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de forma silenciosa, tratando-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural.

As duas maiores causas para ocorrerem casos de violência doméstica são: o consumo de álcool e drogas, pois o seu consumo torna a pessoa que agride mais violenta e ainda mais agressiva.
Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Um estudo realizado em São Paulo diz que 1.496 (81,1%) agressões ocorreram entre casais, 213 (11,6%) entre pais/responsáveis e filhos, e 135 (7,3%) entre outros familiares. Esse mesmo estudo refere os motivos da agressão, os chamados “desentendimentos domésticos” que se referem às discussões ligadas à convivência entre vítima e agressor e que prevalecem em todos os grupos, facto compreensível se for considerado que o lar o local de maior ocorrência das agressões.

Sem comentários:

Enviar um comentário